Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Em maio de 2007, iniciamos no município de Valença um trabalho de conscientização junto a coletividade, sobre os efeitos negativos causados a saúde e ao meio ambiente, pelo óleo vegetal usado. Também passamos coletar o óleo vegetal usado nos estabelecimentos comerciais, que por falta de informações e de um serviço específico de coleta jogavam fora, colocando-o misturado no lixo seco ou descatando-o nos bueiros públicos e quintais.
Quase todas as residências vinham jogando o óleo usado no esgoto. Sendo o óleo de difícil degradação, se jogado em pias, ralos, esgoto e bueiros públicos, será de forma natural levado para rios e lagos, assim formará uma camada densa sobre as águas, que impedirá a entrada de Luz Solar, com sérios riscos para Cadeia Alimentar Aquática.
O descarte deste óleo no esgoto gera problemas de higiene na tubulação e causa entupimento. Para retirar o óleo e desentupir os canos são usados produtos químicos altamente tóxicos. Assim gerando um grande prejuízo para todo o Meio Ambiente.
A quantidade desse óleo usado, que temos coletado, ainda não é suficiente para evitarmos o prejuízo que ele causa, por isso que é necessário o aumento urgente da coleta e de mais informações junto aos alunos das escolas públicas e particulares.
EMPRESÁRIOS: Ajudem-nos nesta campanha. Torne o seu estabelecimento comercial em um ponto de coleta do óleo vegetal usado.
O óleo que temos coletado é levado para a sede de nossa instituição, onde se encontra instalada uma mini usina de purificação, que separa o óleo das impurezas e água. Depois de purificado esse óleo vem sendo vendido para uma empresa de reciclagem, que o comercializa para indústrias de biodiesel, sabonete e de cosméticos. A Secretaria Estadual de Ambiente, através da FAPERJ (Fundação de Amparo as Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) nos doou essa mini usina de purificação do óleo usado, que nos possibilita tratar até 500 litros de óleo a cada três horas.
Além do ganho ambiental, o crescimento da coleta desse óleo possibilitará a geração de empregos.
REUTILIZAR O ÓLEO APÓS ALGUMAS FRITURAS OU MISTURÁ-LO AO ÓLEO NOVO CAUSA DOENÇAS NO ESTÔMAGO, INTESTINO, FÍGADO E PIORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
PONTOS DE COLETA DO ÓLEO USADO
- Loja do Supermercado Bramil
- Estacionamento do Supermercado Venturão
- Padaria no Bairro Laranjeiras (esquina da Rua Júlio Xavier com a Rua Vantuil Duque de Moraes)
- Mercearia do Monte Douro (próxima ao cruzamento)
- Padaria no Bairro Santa Cruz, (esquina da Rua Luiz Pinto com a Rua 27 de Novembro)
- Loja de Material de Construção (no Bairro Cambota)
- Mercearia Carvalho, em Chacrinha.
- Açougue no Bairro São José das Palmeira, próximo ao CIEP.
- Açougue do Wilson, no Bairro João Bonito.
- Bar Recanto dos Amigos, no Bairro João Bonito.
- Escola Municipal Tancredo Neves, Bairro Ponte Funda.
- Bar e Pastelaria do Jacaré, Bairro Osório.
- CIEP Eduardo Leite Pinto, Bairro São José das Palmeiras.
- Mercearia Cerejinha (Jardim Valença).
- CIEP Luciano Gomes Ribeiro, Bairro de Fátima.
- Instituto de Educação Deputado Luiz Pinto.
- Colégio Estadual José Fonseca.
- Colégio Estadual Bemjamim Guimarães.
- Colégio Estadual Osvaldo Terra.
- Nos Distritos, nas Escolas Municipais.
- Condomínio na subida do quartel do Exército.
- Mercado Municipal (Feira), na entrada da sala da administração.
Ajude-nos, precisamos de mais pontos de coleta do óleo usado. A Recuperação da Natureza Tem Pressa!!!!!!